A fossa séptica e o sumidouro são usados quando o estabelecimento não possuí rede coletora de esgoto, geralmente zona rural ou em área isoladas. A limpeza periódica e destinação correta são importantes para o bom funcionamento da fossa e a preservação do meio ambiente e a saúde pública.
A Limpeza da Fossa e Caixa de Gordura são executadas com equipamentos adequados e de última geração, com veículos equipados com sistemas de alto vácuo, este sistema aspira qualquer resíduo, líquidos, pastosos ou granulados que se encontre dentro dos reservatórios, succionando e armazenando no tanque para posterior transporte a um local de descarte.
A não conservação e limpeza, ocasionam desagradáveis transtornos como: mau-cheiro, impactos no meio ambiente, a proliferação de pragas, doenças que afetam pessoas de todas as idades, doenças como: poliomielite, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, diarreia por vírus, febre tifoide, febre paratifoide, diarreias e disenterias bacterianas (como a cólera), ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, esquistossomose, etc.